Detalhe da Noticia


Operação “Freshwater” - GNR apreende 114 quilos de meixão

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal, no dia 8 de fevereiro, deteve cinco homens com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, por pesca ilegal, contrabando e tráfico internacional de meixão, em Setúbal.

No âmbito de uma investigação que decorre há mais de um ano, foram realizadas várias ações de fiscalização e uma busca domiciliária, que resultaram na apreensão do seguinte material:

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, estando esta classificada como uma espécie em perigo, tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo nos últimos anos, em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução. Os 114 quilos de meixão correspondem a mais de mais de 400 000 espécimes , com um valor estimado de 855 000 euros no mercado final (países Europeus e Asiáticos).

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Os detidos foram constituídos arguidos e presentes no Tribunal Judicial de Grândola, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

 

 



12-02-2019 00:00:00