GNR

O Comandante-Geral

Comandante-Geral Comandante-Geral

O Tenente-General Manuel Mateus Costa da Silva Couto nasceu em Lisboa, em 1957, e tem 40 anos de serviço.

Assumiu as funções de Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana em 21 de abril de 2014, desempenhava anteriormente as funções de Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Está habilitado com o Curso de Cavalaria da Academia Militar, com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Cavalaria, com o Curso Geral de Comando e Estado–Maior, o Curso de Estado Maior do Instituto de Altos Estudos Militares e o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Ensino Superior Militar. É licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas unidades e estabelecimentos do Exército, nomeadamente na Escola Prática de Cavalaria (EPC), no Estado -Maior do Exército (EME), na 1.ª Brigada Mista Independente (1.ª BMI) e no Instituto Geográfico do Exército (IGeoE).

Na EPC desempenhou funções de 2.º Comandante. No EME exerceu a funções na Repartição de Estudos Estratégicos, da Divisão de Informações Militares, prestou igualmente serviço no Esquadrão de Reconhecimento da 1.ª BMI. Por duas vezes exerceu funções no Instituto Geográfico do Exército, nomeadamente como Chefe do Centro de Produção Cartográfica e posteriormente durante mais de quatro anos como Diretor. Exerceu ainda, por um período de três anos e meio, as funções de Chefe de Gabinete do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de julho de 2007 a fevereiro de 2011, tendo nesta data assumido as funções de comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos (CARI) da GNR até 15 de novembro de 2012.

Da sua folha de serviços constam 18 louvores: 3 concedidos pelo Ministro da Administração Interna, 2 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, 2 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 6 concedidos por oficiais generais e 5 por outras entidades militares, a que se juntam as seguintes condecorações: Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e Oficial da Ordem Militar de Avis, quatro medalhas de serviços distintos, uma de ouro e três de prata, a medalha de serviços distintos de segurança pública grau ouro, a medalha de mérito militar de 2.ª classe, a medalha D. Afonso Henriques, as medalhas de ouro e de prata de comportamento exemplar e a medalha de mérito de segurança publica, 1.ª Classe. Possui ainda as medalhas de mérito militar com distintivo branco atribuída pelo Reino de Espanha, a Gran Cruz da Ordem e Mérito da Guardia Civil e a de Honra e Mérito dos Carabineros de Chile.

É casado e tem dois filhos.

sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       800 200 520

   SOS Trânsito

       800 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00