GNR

O Comandante-Geral

Comandante-Geral Comandante-Geral

O Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel nasceu em Lisboa, em 1958, e tem 40 anos de serviço.

Assumiu, em 1 de junho de 2018, as funções de Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana. Desempenhava, desde 31 de maio de 2016, as funções de 2.º Comandante-Geral.

É mestre em Ciências Militares - ramo de Artilharia e está habilitado, entre outros, com os cursos de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior, de Altos Estudos Estratégicos para oficiais superiores Ibero-americanos e de Promoção a Oficial General e o Estágio de Estados-Maiores Conjuntos. É licenciado em Engenharia de Sistemas Decisionais.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas unidades e estabelecimentos do Exército, no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e em organismos externos, nomeadamente na Escola Prática de Artilharia, na Academia Militar, no Regimento de Artilharia 4 (Leiria), no Centro de Operações Conjunto e na Divisão de Informações (DINFO) do EMGFA, nas Forças Armadas angolanas, na qualidade de assessor, e no Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares. Como Coronel desempenhou as funções de Comandante do Regimento de Guarnição 2 (Ponta Delgada), de Coordenador do Exército no Projeto Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional (SIG-DN) e de chefe da Divisão de Informações no Estado-Maior do Exército (EME) e de coordenador da Área de Ensino de Administração e da Área de Ensino do Exército no Instituto de Estudos Superiores Militares.

Em 2010, foi promovido a oficial General e colocado na Guarda Nacional Republicana (GNR) onde exerceu o cargo de Adjunto do Comandante Operacional, e sucessivamente de Comandante da Unidade de Intervenção, do Comando da Administração dos Recursos Internos e do Comando Operacional, e, mais tarde, Inspetor da Guarda.

Da sua folha de serviços constam doze louvores, sendo dois concedidos pelo Ministro da Administração Interna, um pelo General Chefe do EMGFA, quatro pelo General Chefe do EME e cinco por oficiais generais, além de várias condecorações, de que se destacam duas medalhas de Prata de Serviços Distintos, duas medalhas de Mérito Militar de 1.ª classe, duas medalhas de D. Afonso Henriques - Mérito do Exército de 1.ª classe, medalhas de Comportamento Exemplar grau Ouro e Prata, duas medalhas de Prata de Serviços Distintos de Segurança Pública, Medalha de D. Nuno Álvares Pereira - Mérito da Guarda Nacional Republicana de 1.ª classe e a medalha Comemorativa de Comissões de Serviços Especiais - “Angola 1995-96”. Possui, ainda, a medalha de Orden del Mérito de la Guardia Civil, Cruz de Plata.

É casado e tem duas filhas.

sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       800 200 520

   SOS Trânsito

       800 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00