GNR

Comunicado

  Operação "Hermes - Viajar em Segurança” – 3.ª fase

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de amanhã e até ao próximo domingo (31 de julho), as ações de patrulhamento e apoio aos veraneantes, com o objetivo de garantir a sua segurança nos itinerários mais utilizados de e para os locais de férias. Sendo previsível o regresso a Portugal de muitos emigrantes nos próximos três dias, para passarem o seu período de férias nas respetivas localidades de origem, o efetivo da GNR terá uma especial atenção às fronteiras terrestres, no sentido de apoiar as entradas em território nacional.

No âmbito deste apoio aos emigrantes, será realizada uma ação de divulgação de conselhos de segurança, sobretudo rodoviária, aos condutores na fronteira de Vilar Formoso, amanhã pelas 18:00 horas, iniciativa que contará com a presença de elementos da Guardia Civil de Espanha.  

Para chegar em segurança ao destino, a GNR aconselha todos os condutores:

Antes da viagem:

·         Descanse para evitar a fadiga durante o trajeto;

·         Não ingira bebidas alcoólicas;

·         Faça uma revisão ao seu veículo, verificando travões, pneus, luzes, etc., assegurando-se que está em condições para fazer a viagem;

·         Acondicione a carga de modo a não interferir com o campo de visão do condutor e de forma a não constituir perigo para os ocupantes da viatura, sobretudo em caso de acidente. 

Durante a viagem:

·         Não ingira bebidas alcoólicas;

·         Cumpra os limites de velocidade;

·         Utilize o cinto de segurança e garanta que todos os ocupantes fazem igualmente o seu uso. Tenha especial atenção ao transporte de crianças que deve ser sempre feito com o sistema de retenção de crianças apropriado;

·         Não utilize o telemóvel enquanto conduz;

·         Não faça manobras perigosas de ultrapassagem, de mudança de direção, de inversão do sentido da marcha, etc.;

·         Mantenha a distância de segurança para o veículo da frente;

·         Faça paragens de 15 ou mais minutos de 2 em 2 horas para descansar. A fadiga e a consequente sonolência está entre as principais causas de vítimas mortais na estradas.

 

Toda a informação relativa à circulação rodoviária será disponibilizada 24 horas por dia, através do Centro de Comando e Controlo Operacional da GNR (CCCO/GNR) - 213 217 000 ou pela linha SOS Trânsito - 808 201 855.



Data de Inserção: 28-07-2016