GNR

Comunicado

  Reforço de patrulhamento e vigilância da floresta

Atendendo à previsão do estado do tempo para os próximos dias, que aponta para a continuação de tempo quente e seco, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai manter ativo o seu reforço de patrulhamento e de vigilância nas zonas florestais. Estas ações têm como objetivo detetar e dissuadir práticas de uso do fogo que possam contribuir para o aumento do risco de incêndio florestal, designadamente ao nível de queimadas e da utilização de maquinaria em áreas agrícolas/florestais.

Em resultado das festividades próprias desta altura do ano, o efetivo da GNR fará contactos com as diversas Comissões de Festas, no sentido alertar para o cumprimento rigoroso da proibição da utilização de foguetes e apelar à contenção do uso do fogo em espaços rurais.

Durante o ano de 2016, foram identificadas 298 pessoas e detidas dez pelo crime de incêndio. Foram ainda participados a tribunal 3 008 autos de notícia pelo mesmo tipo de crime.

A GNR tem ativa a Operação “Ignição Zero”, que tem por finalidade sensibilizar e fiscalizar a limpeza dos terrenos junto às habitações e estradas, em cumprimento da legislação que regula esta matéria (Decreto-Lei 124/2006 - Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios). Em 2015, foram fiscalizados 470 565 terrenos, valor que aumentou significativamente este ano, tendo sido já fiscalizados 3 088 483 propriedades, em que foram identificadas 20 618 situações de potencial infração. Relativamente a estas situações, foi possível apurar posteriormente pela GNR que grande parte dos proprietários procedeu em tempo à remoção dos materiais que poderiam constituir risco, tendo sido levantados autos de contraordenação às restantes situações.

Desde 2014 foram levantados mais de 6 000 autos de contraordenação por incumprimento da manutenção das faixas de gestão de combustíveis.



Data de Inserção: 12-08-2016




sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada

.  Safe Communities Portugal


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       800 200 520

   SOS Trânsito

       800 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00