GNR

Cooperação Internacional


A Guarda Nacional Republicana exerce uma atividade de cooperação internacional intensa e abrangente, destacando-se três prismas de abordagem: a cooperação bilateral, os organismos internacionais e os fóruns internacionais de cooperação e troca de experiências.

Ao nível bilateral, especial enfoque para as relações com a Guardia Civil, parceira desde há muitos anos e cujo relacionamento tem sido apontado como um exemplo para as instituições internacionais.

No âmbito dos organismos internacionais, especial enfoque para três organizações: a CPLP, a EGF e a Associação FIEP.

A interação da Guarda com a CPLP assenta em vários pilares, realçando-se a cooperação técnico-policial, no qual a GNR vem assegurando a realização de múltiplas ações de formação e de assessoria técnica, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, para além de ser responsável pela Comissão de Gestão Civil de Crises.

Ao nível dos organismos internacionais especial destaque para:

Força de Gendarmerie Europeia


Associação FIEP


De um modo geral, a GNR colabora, de forma direta, com as seguintes organizações:

Ao nível dos fóruns internacionais destaque para a CARPOL, TISPOL (“European Traffic Police Network”), RAILPOL e EUROPOL.

Ao nível de formação e treino realça-se a participação junto da CEPOL, EUROMED e EUPST.

E ao nível dos grupos de trabalho salienta-se o EEODN (“European Explosive Ordenance Disposal Network”), a Rede ATLAS, o EMPACT (“European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats”), a EnviCrimeNet (Environmental Crime network), bem como a Rede IMPEL/TFS (“European Union Network for the Implementation and Enforcement of Environmental Law/Transfrontier Shipments of Waste”).

Para mais informações contactar  dperi@gnr.pt

sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada

.  Safe Communities Portugal


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       800 200 520

   SOS Trânsito

       800 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00