Na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária, foi fiscalizada uma viatura ligeira que no seu interior transportava diversas caixas contendo tabaco sem o pagamento dos impostos especiais incidentes e em violação das normas de selagem e estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo (IEC). Caso tivesse sido introduzido no consumo teria provocado uma fraude tributária em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em valor superior a 3,442 euros.
No decorrer da ação policial, foram identificados quatro homens com idades compreendidas entre os 20 e os 31 anos, e elaborado um auto de contraordenação aduaneira, por introdução irregular no consumo.
Estas ações policiais inserem-se no combate à fraude no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Especial de Consumo (IEC), através do mercado paralelo, pelo não pagamento dos impostos devidos, com repercussões no funcionamento dos mercados e da competitividade das economias.