Detalhe da Noticia


Marvão - Detenção de autor de incêndio florestal

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Marvão, ontem, dia 23 de março, deteve um homem, de 44 anos, pela prática do crime de incêndio florestal, em Marvão.

Após a denúncia de um possível incêndio florestal, os militares detiveram o autor, apurando que o mesmo, durante a queima de sobrantes de pinho, perdeu o controlo do fogo, acabando por consumir uma área de mato.

O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo os factos sido remetidos no Tribunal Judicial de Portalegre.

Para a realização de uma queima de sobrantes em segurança, a GNR aconselha os seguintes 7 passos:

1. Informe-se junto dos Bombeiros, do Serviço Municipal de Proteção Civil ou consulte o Risco de Incêndio nos sites www.ipma.pt ou www.icnf.pt;

2. Certifique-se que está fora do Período Crítico e que o Risco de Incêndio não é Elevado ou Muito Elevado;

3. Escolha dias húmidos e com pouco vento, leve telemóvel e faça a queima acompanhado;

4. Abra uma faixa de limpeza envolvendo o local da queima e molhe essa faixa antes de iniciar a queima;

5. Vá queimando aos poucos. Faça pequenos amontoados em vez de amontoados grandes;

6. Mantenha-se vigilante e não abandone o local, tenha especial atenção às alterações do vento. Se a queima ficar descontrolada, ligue 112;

7. Queime até ficarem apenas cinzas e retire os sobrantes. Molhe o local onde fez a queima e certifique-se que quando abandonar o local que não existe fumo a sair das cinzas.

 



25-03-2019 00:00:00