Detalhe da Noticia


Alcobaça – Detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 9 de fevereiro, deteve um homem de 53 anos por violência doméstica e por posse de armas proibidas, no concelho de Alcobaça.

No decorrer de uma investigação por violência doméstica, apurou-se que o suspeito infligiu, de forma reiterada, ameaças físicas, sexuais e psicológicas, bem como ameaças de morte contra a sua esposa, uma mulher de 53 anos, estendendo-se a violência à filha de ambos, maior de idade. Foi possível apurar-se que, o agressor manteve a vítima numa relação de poder e controlo durante 33 anos de casamento, recorrendo a agressões físicas e às ameaças para manter a relação, e sujeitando a vítima a todas as suas vontades, sem capacidade de liberdade ou autodeterminação, impondo-lhe assim um clima de terror. O suspeito, com problemas relacionados com o álcool, ameaçava ainda que, se contrariado, explodia com a residência onde habitavam e com a residência de outros familiares, contigua à sua, mantendo também estes familiares próximos constantemente com medo.

A vítima, temendo pela sua vida fugiu de casa, refugiando-se em casa de familiares, contudo, o suspeito não aceitou a separação e conseguiu encontrar a vítima, tendo mesmo tentando forçar a entrada naquela habitação, tendo os militares da Guarda comparecido no local.

No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e a um mandado de detenção, que culminou com a detenção do suspeito e apreensão do seguinte material:

No seguimento da ação anterior foram ainda apreendidas várias espécies autótones e cinegéticas que se encontravam em cativeiro, bem como aves supostamente embalsamadas, culminando na elaboração de cinco autos de contraordenação por infrações relativas à detenção de exemplares de espécies cinegéticas e autóctones sem documentação, cujos montantes máximos das coimas podem ascender aos 3 740 euros. As aves foram entregues no CRASM (Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto) e as aves embalsamadas serão entregues para análise ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, com sede no Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Leiria, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial na sua área de residência.

Esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) de Leiria, do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT).

 



11-02-2022 00:00:00