Detalhe da Noticia


Loures – Detido em flagrante por manipulação do tacógrafo

A Unidade Nacional de Trânsito (UNT), através do Destacamento de Ação Conjunto (DAC) de Lisboa, ontem, dia 27 de abril, deteve em flagrante um homem de 47 anos por falsificação de notação técnica, no concelho de Loures.

 

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária a um veículo pesado de mercadorias, naquele concelho, os militares da Guarda fiscalizaram o condutor de um veículo que circulava com o tacógrafo em modo de repouso aquando da abordagem. Foi possível apurar que estava colocado um dispositivo magnético junto ao sensor de movimentos, que bloqueava a transmissão de impulsos da caixa de velocidades para a unidade de veículo, impedindo assim que o aparelho efetuasse o registo correto dos tempos de condução, repouso, velocidade e distância percorrida.

O condutor do veículo, um homem de 47 anos, foi detido e constituído arguido por crime de falsificação de notação técnica, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Loures.

Da ação resultou ainda a apreensão do objeto artesanal especialmente criado para manipular o tacógrafo.

A Guarda Nacional Republicana relembra que, para além da gravidade criminal e contraordenacional destes ilícitos, a manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário, introduzindo um elemento em violação das regras de segurança estabelecidas a nível europeu no que se refere aos limites de tempo de condução e períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos.

 



28-04-2022 00:00:00