Durante uma ação de patrulhamento marítimo os militares receberam um alerta para resgatar migrantes naquela ilha. Os militares ao chegarem ao local detetaram uma embarcação de borracha danificada e encalhada, sem condições de navegabilidade, encontrando-se os migrantes nas rochas.
Os migrantes foram resgatados para a embarcação portuguesa, sendo efetuado o seu transporte em segurança até Kastellorizo, onde foram encaminhados para as autoridades helénicas. Entre as 35 pessoas resgatadas encontravam-se nove crianças, seis mulheres, duas das quais grávidas, e 20 homens.
Ainda no dia de hoje, militares da GNR, durante um patrulhamento terrestre à ilha de Lesvos, detetaram um grupo de migrantes constituído por 12 crianças, 16 mulheres e 18 homens, a caminhar numa estrada após abandonarem a embarcação, os quais foram auxiliados e encaminhados para as autoridades helénicas.
A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.