A equipa de vigilância marítima da UCC, através dos equipamentos de visão térmica, detetou uma embarcação insuflável de cerca de 10 metros, rumo à fronteira da Grécia, tendo dado de imediato o alerta à embarcação patrulha da GNR, também ao serviço da FRONTEX, que se encontrava nas imediações e que prontamente se deslocou para o local.
O resgate requereu especial cuidado devido ao elevado número de crianças, sendo que duas delas tinham menos de dois anos de idade. Os migrantes, após serem transportados em segurança pelos militares da GNR, foram entregues, num porto daquela ilha, às autoridades locais.
A GNR participa nesta operação da FRONTEX na ilha de Samos, com empenhamento total de 13 militares, com uma embarcação e uma equipa de vigilância marítima e tem como objetivo prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar, através de missões de busca e salvamento.