Após o levantamento do número de idosos a viver em situação vulnerável na freguesia do Faralhão, Sado, os militares operacionalizaram um projeto que permite fazer um acompanhamento mais próximo aos idosos sinalizados, em conjunto com os escuteiros.
O projeto em causa visa sensibilizar a população sénior para questões relacionadas com segurança e saúde, transmitindo conselhos úteis aos que vivem em situações de especial vulnerabilidade. Paralelamente, procurou-se, também, dotar as crianças e jovens dos agrupamentos de escuteiros, participantes neste projeto, de competências que possam contribuir para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e sensíveis para a problemática do isolamento e solidão dos idosos.
Estiveram envolvidos 16 escuteiros e 10 militares do Destacamento Territorial de Setúbal que, em conjunto, procederam à sinalização atualizada de 63 idosos.
Com estas ações pretende-se privilegiar um modelo de policiamento comunitário, desenvolvendo e fortalecendo a ligação entre a Guarda Nacional Republicana e a comunidade em geral.