No âmbito de uma investigação que decorria há três meses, foi possível apurar que os suspeitos atuavam em rede, por toda a zona norte de Portugal, sendo que dois dos suspeitos eram encarregues de efetivar os furtos, e os restantes tratavam de escoar o material, praticando o crime de recetação. Suspeita-se que os indivíduos tenham efetuado mais de 12 furtos e que tinham como modus operandi arrombar as portas ou janelas das casas e dos estabelecimentos, para procederem à subtração de material de todo o tipo.
Assim foi dado cumprimento a 10 mandados de busca, dos quais oito em residência e duas em veículo e num estabelecimento, nas localidades de Castanheira de Pêra, Estarreja, Aveiro, Oliveira de Frades e Vouzela, que culminaram na apreensão de mais de 405 artigos, dos quais se destacam:
Os suspeitos foram constituídos arguidos e ainda foi identificado um menor de 15 anos, tendo os facto sido remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira de Frades.
Esta operação contou com a colaboração dos Núcleos de Investigação Criminal de Aveiro e Leiria, do Núcleo de Apoio Técnico de Viseu e dos Postos Territoriais de Oliveira de Frades e Vouzela.