Durante uma ação de patrulhamento os militares foram alertados pelas autoridades helénicas que tinham recebido um peido de ajuda de uma embarcação. Os militares deslocaram-se para a zona de onde tinha existido o alerta, tendo conseguido detetar a embarcação, que estava à deriva, verificando que se tratava de um pequeno barco de borracha, com cerca de 6 metros, com excesso de lotação, o que possibilitou o resgate das 24 pessoas, das quais 6 crianças, duas delas recém-nascidas, 6 mulheres e 12 homens.
Aquando da aproximação à embarcação, os militares deram início ao resgate dos bebés, que se encontravam ao colo das mães, tendo ainda sido distribuídos alimentos e águas aos migrantes, dado que estes apresentavam sinais visíveis de desidratação.
Os migrantes foram colocados na embarcação da GNR e transportados para o Porto de Vathy, em segurança.
Nos últimos dois dias a GNR auxiliou 126 migrantes no mar Egeu.
A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.