No decorrer de uma denúncia efetuada na tarde do dia 26 de setembro, no posto de atendimento ao cidadão do Subdestacamento Territorial de Alcabideche nas instalações do Hospital de Cascais – Dr. José de Almeida, por parte de um elemento dessa unidade hospitalar, a qual referia a presença de um homem de 58 anos, com uma visão limitada a apenas 15%, com várias marcas de agressões no corpo, foram, de imediato, iniciadas diligências policiais, tendo-se apurado junto deste que o mesmo sofria agressões constantes e reiteradas por parte de um casal com o qual coabitava há mais de quatro anos. Nesta sequência, e em coordenação célere com o Ministério Público, foram cumpridos dois mandados de detenção para os agressores, pelas 9 horas do dia 27 de setembro.
Os agressores, cuja mulher possui antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes e ofensas à integridade física, foram detidos e presentes ao Tribunal da Comarca Lisboa Oeste – Cascais, tendo sido sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.
Destaca-se que entre a denúncia e a entrega dos detidos nos estabelecimentos prisionais de Caxias e Tires decorreu um período inferior a 24 horas, resultante da estreita cooperação entre a GNR, o Tribunal de Cascais e o Hospital de Cascais.