No âmbito do patrulhamento preventivo, os militares abordaram dois veículos, que, pelas suas movimentações, se tornaram suspeitos, permitindo a interceção dos indivíduos que se encontravam no seu interior. Após algumas diligências, os militares apuraram que um dos veículos tinha sido roubado e o outro tinha sido furtado. No intervalo temporal entre a subtração das viaturas aos proprietários e a sua interceção, os suspeitos realizaram diversos furtos em interior de veículo e em estabelecimentos comerciais, nos concelhos de Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Espinho e Ovar, sendo as viaturas e os suspeitos reconhecidos por várias testemunhas.
Na sequência das diligências foram recuperados dois conjuntos de chapas de matrículas, assim como diverso material utilizado na prática de furtos, como ferramentas, luvas, máscaras e um jerrican.
Os indivíduos encontram-se referenciados pelo consumo de estupefacientes e um dos suspeitos já tinha sido detido na madrugada do dia 3 de outubro, pela Polícia de Segurança Pública, por uso de viatura furtada e resistência e coação, após um acidente de viação na cidade do Porto.
Os detidos, após terem sido presentes ao Tribunal de Turno de Espinho, no dia 5 de outubro, ficaram sujeitos às medidas de coação de apresentações diárias no posto policial da área de residência, no caso dos dois homens, e apresentações semanais à mulher, a par da obrigatoriedade da frequência de tratamento para a dissuasão da toxicodependência.
Esta ação contou com o apoio do Posto Territorial de Santa Maria de Lamas e Núcleo de Investigação Criminal de Santa Maria da Feira.