Detalhe da Noticia


OPERAÇÃO "ESCAPE LIMPO"

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, no dia 9 de outubro, apreendeu 13 mil litros de produtos químicos e 24 380 cigarros, no âmbito da operação “Escape Limpo”, no Porto e em Braga.

Na sequência de uma investigação que decorria há cerca de seis meses, com a finalidade de desmantelar uma rede ilegal que se dedicava à distribuição e venda a consumidores finais de produtos com características carburantes, foram cumpridos 34 mandados de busca, das quais 25 domiciliárias e nove em armazéns e veículos, tendo sido apreendido o seguinte material:

Os produtos químicos apreendidos eram utilizados como substitutos da gasolina para abastecer veículos, escapando desta forma à respetiva tributação.

Ainda no seguimento da ação foram identificados quatro homens, com idades compreendidas entre os 30 e 55 anos, e duas empresas com atividade na comercialização de produtos químicos. Os suspeitos foram constituídos arguidos e indiciados da prática do crime de introdução fraudulenta no consumo de produtos sujeitos a Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

A operação teve a colaboração de uma equipa especializada em matérias perigosas da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR e da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

 



11-10-2019 00:00:00