Detalhe da Noticia


Terceira – Apreensão de 605 quilos de espadarte por fuga à lota

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória, ontem, dia 21 de outubro, apreendeu 605 quilos de espadarte, com o valor estimado de 2 720 euros, no concelho da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

No decorrer de uma ação de fiscalização às atividades piscatórias, os militares detetaram, numa peixaria local, espadarte sem que houvesse documentos comprovativos da transação em lota. O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão.

Desta ação resultou a identificação do proprietário do estabelecimento, um homem com 49 anos, e a apreensão do pescado, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ir até aos 44 891 euros.

O pescado apreendido, após exame higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

 



22-10-2019 00:00:00