Detalhe da Noticia


GNR organiza exercício internacional de Busca e Resgate

No âmbito do exercício internacional MODEX19, que se inicia hoje e se prolonga até ao dia 06 de novembro, no distrito de Setúbal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) organiza, amanhã, dia 05 de novembro, pelas 10:00 horas, no Centro de Capacitação da GNR – Fogueteiro, o Distinguished Visitors Day (DVD).

O exercício MODEX19, que terá a participação de cerca de 400 elementos, entre organização, condução e execução, é organizado pela GNR, sob a égide da Comissão Europeia, no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, e tem como objetivo testar a resposta dos vários módulos de proteção civil, de diversos países e inscritos na Capacidade Europeia de Resposta à Emergência (reserva voluntária), em cenários de catástrofe em todo o mundo, dando ênfase à interoperabilidade entre os mesmos.

A Guarda, enquanto entidade organizadora, desenhou um exercício, baseado num cenário de terramoto, com epicentro no mar, ao largo da baía do Tejo, seguindo de um grande tsunami que devastou a zona costeira de Portugal, com especial incidência nos distritos de Lisboa e de Setúbal. Face ao que antecede, e no pressuposto de que as estruturas dos agentes de proteção civil em Portugal apenas teriam capacidade de intervenção no distrito de Lisboa, é solicitada ajuda internacional para dar uma resposta a esta catástrofe no distrito de Setúbal. Assim, são ativados módulos, na área de intervenção de Urban Search and Rescue, provenientes da Dinamarca, Espanha, Grécia, Holanda e Roménia que tentarão dar resposta ao cenário apresentado, onde a grande maioria dos edifícios da zona ruiu.

O DVD do MODEX19 contará com elementos de 14 nacionalidades diferentes (entre condução, avaliação e execução do exercício) e decorrerá no Centro de Capacitação da GNR – Fogueteiro, onde foi criado um cenário fictício, que pretende representar uma vila, onde colapsaram a maior parte dos edifícios e onde serão testadas as respostas a situações como as seguintes:

 

A visita ao exercício contará com a presença do Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, do Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, e do Comandante-geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, para além de outras entidades com responsabilidade na área da proteção civil.

 



04-11-2019 00:00:00