Para assinalar a data é realizada uma cerimónia militar, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Juiz Desembargador Dr. Antero Luís, contando ainda com a presença de muitas outras entidades militares e civis.
Durante a cerimónia serão impostas condecorações, e homenageados os militares já falecidos, terminando com um desfile das forças em parada, com diversas valências da Guarda no distrito e com a participação de uma força da Guardia Civil do Reino de Espanha.
Ainda no âmbito do dia da unidade é realizada uma exposição da história da GNR, na sala de exposições temporárias, do Museu do Sabugal, de 26 de novembro a 8 de dezembro, uma peça de teatro “Trilho das Alpergatas” no auditório municipal do Sabugal, no dia 26 de novembro, às 20h30, seguindo-se uma tertúlia “Duas Guardas, um Território”, às 21 horas. No dia 30 de novembro, às 21 horas, decorre uma atuação do Quarteto de Cordas da Banda da Guarda Nacional Republicana, no Auditório Municipal do Sabugal.
Todas as atividades, que decorrem no âmbito das comemorações do Dia da Unidade, são de entrada livre e abertas a toda a população.