A Guarda Nacional Republicana realizou, no período de 18 a 24 de novembro, uma operação de fiscalização seletiva de veículos de transporte de mercadorias, com o objetivo de garantir o cumprimento dos normativos legais aplicáveis, de promover a segurança rodoviária dos seus utilizadores e de reduzir os índices de sinistralidade rodoviária. Esta operação insere-se numa iniciativa dos Serviços Europeus de Inspeção de Transportes, membros da Euro Contrôle Route (ECR), que levará a efeito um conjunto de ações de controlo deste tipo de veículos.
A liberalização do mercado do transporte de mercadorias, e a ausência de fronteiras terrestres, tem conduzido a um aumento da circulação de veículos pesados de mercadorias, sendo que no ano de 2018 a GNR registou 1 933 infrações, decorrentes da fiscalização de 2 830 condutores.
Durante a operação realizada este ano foram empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que fiscalizaram 2 904 condutores e registaram um total de 1 853 infrações no âmbito do transporte de mercadorias, das quais se destacam:
-
394 relacionadas com tacógrafos;
-
247 por excesso de peso;
-
107 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
-
66 por falta de inspeção periódica obrigatória;
-
34 por deficiente acondicionamento e disposição da carga;
-
43 relacionadas com anomalias nos pneus.
28-11-2019 00:00:00