Detalhe da Noticia


Póvoa de Varzim – Identificado por venda ilegal de aves

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Matosinhos, dia 26 de janeiro, constituiu arguido um homem, de 70 anos, por comércio ilegal de aves autóctones, no concelho de Póvoa de Varzim.

No âmbito de uma ação de fiscalização à feira semanal de Estela, no concelho de Póvoa de Varzim, os militares identificaram o homem por estar a vender 38 aves autóctones, designadamente das espécies de dom fafe (pyrrhula pyrrhula), tentilhões-comuns (fringilla coelebs), lugres (carduelis spinus) e chamarizes (serinus serinus).

As aves, apreendidas no decorrer de uma ação de fiscalização de combate ao comércio ilegal de aves, ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), foram  entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para efeitos de exames médico-veterinário e posterior libertação ao seu habitat natural.

Foram apreendidas diversas gaiolas usadas no transporte das mesmas e ainda uma viatura ligeira de mercadorias.

O suspeito, com antecedentes criminais por o mesmo tipo de crime, punível com uma pena de prisão até dois anos, foi constituído arguido e os factos  remetidos ao Tribunal Judicial de Póvoa de Varzim.

Esta ação contou com o reforço de elementos do Instituto de Conservação da natureza e Florestas.

 



28-01-2020 00:00:00