No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que um suspeito de 60 anos, agrediu física e psicologicamente a sua esposa de 60 anos, durante cerca de 42 anos de relacionamento, chegando mesmo a ameaçá-la de morte com recurso a arma de fogo.
No decorrer de uma outra investigação pelo mesmo tipo de crime, foi possível apurar que um outro suspeito de 41 anos agrediu fisicamente a sua esposa e exercia, constantemente, violência psicológica sobre a mesma.
Relativamente ao terceiro suspeito, um agressor de 47 anos, os militares apuraram que exercia violência física e psicológica sobre duas vítimas vulneráreis, a mãe de 86 anos e a irmã de 59 anos, que apresenta um certo grau de deficiência. Neste caso foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária por suspeita de armas na habitação, tendo sido apreendido o seguinte material:
As três investigações culminaram na detenção dos três agressores, devido ao perigo de continuidade da atividade criminosa e com vista à proteção das vítimas.
Os detidos foram presentes nos dias 12 e 13 de fevereiro, ao Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido aplicadas as medidas de coação de prisão preventiva a dois dos detidos, e proibição de aproximação da vítima, bem como da sua residência e do seu local de trabalho, ao detido de 41 anos.
Esta ação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Ferreira do Zêzere, Rio Maior e Benavente.