Na sequência de diligências de investigação, apurou-se que o suspeito agrediu física, verbal e psicologicamente a ex-companheira, de 34 anos, durante os cinco anos em que viveram juntos. Exercia sobre a vítima um total controlo diário, familiar e social, privando-a de contactar com familiares e amigos, bem como um controlo financeiro, levando à sua dependência económica.
O suspeito tinha ainda o hábito de maltratar os animais domésticos da vítima, chegando inclusive a pendurá-los no cordel da roupa com arames, matando-os de seguida.
O suspeito, que não aceitava o fim da relação, perseguiu-a durante os últimos quatro meses, ameaçando-a de morte reiteradamente, tendo para o efeito criado um perfil falso da rede social facebook, com a publicação de fotos íntimas da vítima, fazendo constar que a mesma havia recorrido à prostituição.
No seguimento das diligências, foram ainda realizadas três buscas no interior de veículos.
O detido, com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, ficou detido nas instalações da Guarda, até ser presente ao Tribunal Judicial de Leiria.
Esta ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Setúbal e do Posto Territorial de Sesimbra.