Na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram o suspeito, no entanto, no momento em que este se apercebeu da presença dos militares da GNR encetou a fuga, mas sem sucesso, tendo sido intercetado de imediato. No decorrer da fiscalização foi detetado produto estupefaciente, nomeadamente 60 doses de heroína e 60 doses de cocaína, o que resultou na sua detenção. O suspeito era referenciado por tráfico de estupefacientes, sendo que normalmente adquiria o seu produto na zona do Porto, para depois a comercializar naquela área.
No decorrer das diligências policiais foi verificado que se encontravam três mandados de busca pendentes, referentes a um furto ocorrido em 2019, do qual era suspeito. Os mandados foram cumpridos, um à sua residência e os outros dois a veículos. De toda a ação ainda resultou a apreensão de um veículo.
O detido foi constituído arguido e presente no dia 27 de maio, ao Tribunal Judicial de Santa Comba Dão, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da sua área de residência.
Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santa Comba Dão, e de um binómio de deteção de droga do Comando Territorial de Viseu.