O alerta foi dado por um cidadão que ouviu gritos provenientes de uma habitação, pelo que os militares da Guarda deslocaram -se de imediato ao local e constataram que o homem estava a apertar o pescoço à vítima, sua mulher, de 55 anos.
O agressor foi detido e a vítima, que apresentava hematomas e escoriações em diversas partes do corpo, foi transportada para o Centro de Saúde de Albufeira a fim de receber tratamento.
Após efetuadas diligências de investigação apurou-se que o detido tinha impedido a vítima de se alimentar desde a tarde do dia 16 de julho e que esta sofria de violência física e psicológica há vários anos, sendo algumas das agressões perpetradas com recurso a uma pedra.
O agressor foi constituído arguido e permaneceu detido até ser presente ao Tribunal de Portimão, no dia 18 de julho, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto e de aproximação da vítima e da sua residência, num raio de 200m, medida controlada com suporte a meios eletrónicos, pulseira eletrónica.