No decorrer de uma ação policial no âmbito da operação "Campo Seguro 2020", em que se realizam várias ações de sensibilização, e é intensificado o patrulhamento nas zonas de produção agrícola, foram avistados os três suspeitos a varejar um terreno de alfarrobeiras, que ao serem abordados confirmaram que não conheciam o proprietário do terreno, nem possuíam autorização do mesmo para se encontrarem naquele local.
Os suspeitos estavam na posse de 594 quilos de alfarroba, com um valor estimado de 475 euros, o que culminou na sua detenção e na apreensão das referidas alfarrobas, três varas de varejar, e o veículo utilizado para concretizar a subtração.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Albufeira.
A GNR no âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, encontra-se desde o dia 1 de junho a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto junto das propriedades agrícolas. Nesta altura do ano o foco dos furtos na região do Algarve é direcionado para a alfarroba pelo valor comercial que representa, e também pela facilidade na apanha e na sua venda, sendo que a GNR intensificou o policiamento com o intuito de dissuadir e reprimir a prática deste tipo de furto.