No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram um veículo que efetuava o transporte de diversas sacas de alfarroba e o condutor afirmou que teve autorização para apanhar a alfarroba que transportava, em diversos terrenos. Após diligências policiais, foi possível apurar que os bens agrícolas eram furtados, tendo ainda sido possível identificar o legítimo proprietário de parte da alfarroba transportada pelo suspeito, que tinha sido subtraída e já ensacada no dia 30 de agosto, do interior da sua propriedade agrícola.
O suspeito foi identificado e constituído arguido, as alfarrobas, avaliadas em 683 euros, foram apreendidas e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé.
A GNR, no âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, encontra-se desde o dia 1 de junho a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto das propriedades agrícolas. Uma vez que nesta altura do ano, o foco na região do Algarve se direciona para a alfarroba pelo valor comercial que representa e pela facilidade quer na apanha quer na venda, a Guarda incrementou o policiamento com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarrobas.