No decorrer de uma fiscalização rodoviária, os militares da Guarda detetaram um veículo ligeiro com diversos sacos de alfarroba no seu interior. Para além de não conseguir justificar a proveniência da alfarroba que transportava, foi possível verificar que o condutor não possuía habilitação legal para conduzir, tendo sido detido e a viatura apreendida. Foram ainda elaborados três autos de contraordenação por excesso de lotação, falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e falta de inspeção periódica.
No decorrer da fiscalização, aproximou-se do local um outro indivíduo, apeado, que transportava dois sacos de alfarroba, admitindo, depois de questionado pelos militares, que a tinha apanhado num terreno perto daquele local, sem autorização do proprietário.
Os suspeitos foram identificados e constituídos arguidos, e as alfarrobas, com um peso total de 90 quilos e avaliadas em 70 euros, foram apreendidas e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé.
A GNR, no âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, encontra-se desde o dia 1 de junho a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto das propriedades agrícolas. Uma vez que nesta altura do ano o foco na região do Algarve se direciona para a alfarroba pelo valor comercial que representa e pela facilidade quer na apanha, quer na venda, a Guarda incrementou o policiamento com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarrobas.