O tenente-coronel Quatorze Pereira é natural de Coimbra e nasceu no dia 23 de dezembro de 1971. É licenciado e mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR) pela Academia Militar, licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Aberta e “Master em Criminologia Crítica, Prevenção e Segurança Social”, pela Universidade de Pádua - Itália. Possui ainda pós-graduações em Segurança e Defesa, Direito e Segurança e Ciências Criminais.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
ü Comandante de Pelotão de Ordem Pública, no Batalhão Operacional;
ü Comandante dos Destacamentos de Trânsito de Lisboa e de Castelo Branco;
ü Comandante dos Destacamentos Territoriais de Albufeira e de Silves;
ü Oficial de Operações da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR) em Vicenza – Itália;
ü Oficial Adjunto de Operações da 3.ª Repartição do Estado-Maior da GNR;
ü Chefe da Repartição de Análise, na Direção de Informações do Comando Operacional;
ü Oficial de Ligação da GNR na Direção-Geral da Guardia Civil em Madrid;
ü Chefe do Centro de Treino e Aprontamento para Missões Internacionais, na Unidade de Intervenção;
ü Chefe da Secção de Formação e Treino, na Unidade de Intervenção;
ü Chefe de Gabinete do 2.º Comandante-Geral da GNR;
ü Formador em diversos organismos e centros de formação nacionais e estrangeiros, incluindo a Academia Militar, onde exerceu funções de professor.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
O Comando Territorial de Lisboa é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 2 161 km2 e a responsabilidade da segurança de 439.903 habitantes. Integra um Destacamento de Intervenção, três Destacamentos de Trânsito, designadamente: Carregado, Carcavelos e Torres Vedras; e cinco Destacamentos Territoriais, designadamente: Alenquer, Mafra, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 20, bem como dois Subdestacamentos Territoriais. Contempla ainda o Posto Fiscal do Aeroporto de Lisboa e o Posto Fiscal do Ministério das Finanças.