Detalhe da Noticia


Matosinhos – Detido por captura ilegal de aves

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, no dia 4 de novembro, deteve um homem, de 28 anos, por captura ilegal de aves, no concelho de Matosinhos.

No âmbito de várias denúncias a informar que um homem se dedicava à captura ilegal de aves, no concelho de Matosinhos, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram na detenção do suspeito, enquanto aguardava a aproximação das aves nas armadilhas montadas. Para o efeito, o suspeito utilizava um sistema de som através de autorrádio, que, conectado a uma bateria, emitia sons semelhantes à ave chamariz, de nome cientifico “Serinus serinus”. Recorria ainda a variadas armadilhas, como redes e alçapões de captura. Além da detenção, foi apreendido o seguinte material:

As aves, apreendidas no decorrer da ação policial, ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), foram  entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para efeitos de exames médico-veterinário e posterior libertação ao seu habitat natural.

O detido, com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, punível com uma pena de prisão até dois anos, foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

 



06-11-2020 00:00:00