No caso de Almeirim, os militares apuraram que o suspeito infligiu violência psicológica de forma reiterada, durante cerca de 29 anos, contra os seus pais, vítimas estas especialmente vulneráveis em razão da idade de 82 anos e com problemas de saúde.
O suspeito sempre viveu com os pais e na dependência económica deles, extorquindo-lhes dinheiro diariamente através de ameaças de morte para colmatar a sua adição alcoólica e de estupefacientes.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Santarém no dia 5 de novembro, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto com as vitimas por qualquer meio, 24 horas para abandonar a residência comum e sujeição a tratamento de álcool e drogas.
No caso da Chamusca, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência psicológica através de ameaças com recurso a armas de fogo à sua mulher, de 53 anos.
No seguimento das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária que culminou na apreensão do seguinte material:
O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal de Santarém.
Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Torres Novas.