No âmbito de diligências de investigação que decorriam há cerca de quatro meses, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos ameaçavam e coagiam as vítimas para entrarem no seu veículo, transportando-as para um supermercado onde realizavam um cartão de crédito de cliente no seu nome. Posteriormente, os suspeitos realizavam as compras com o cartão em nome da vítima para seu benefício. No decorrer das diligências foi dado cumprimento a cinco mandados de busca domiciliária, que culminaram na apreensão do seguinte material:
Dos quatro detidos, três foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Mangualde, ficando sujeitos às medidas de coação de apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência. O quarto detido, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Viseu, ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
A operação contou com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), do Comando Territorial de Coimbra e com o apoio da Polícia Judiciária (PJ).