O tenente-coronel João Brito é natural de Alcongosta, concelho de Fundão, e nasceu no dia 7 de setembro de 1975. É mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, é licenciado pela Academia Militar em Ciências Militares, possui uma pós-graduação em Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência pelo Instituto Politécnico de Portalegre e é Auditor de Segurança Interna.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1993, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
O Comando Territorial de Vila Real é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 4.206,84 km2 e a responsabilidade da segurança de 161.315 habitantes. Integra um Destacamento de Trânsito e três Destacamentos Territoriais, designadamente: Vila Real, Chaves e Peso da Régua, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 22.