No seguimento de uma denúncia de que um cão tinha caído de uma altura de cerca três metros e que estaria encurralado entre um muro e uma cobertura de um parque de estacionamento, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local. Após localizarem o animal, os militares conseguiram resgatá-lo em segurança, em colaboração com o segurança da empresa e um elemento do Centro de Recolha Animal de Vila Nova de Famalicão.
Na sequência das diligências policiais constatou-se que o cão não possuía microchip, pelo que foi encaminhado para o Centro de Recolha Animal de Vila Nova de Famalicão, tendo-lhe sido prestados os necessários cuidados veterinários e sanitários, uma vez que, devido às baixas temperaturas, o cão encontrava-se com princípios de hipotermia.
A Guarda Nacional Republicana recorda que a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.