Na sequência de uma ocorrência de incêndio no interior de uma habitação onde habitava um casal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e verificaram que a mulher se encontrava no exterior da habitação, constatando que o homem ainda se encontrava no seu interior. Perante as circunstâncias, os militares entraram na habitação em chamas, acompanhados por um cidadão que também se encontrava no local, resgatando o idoso com vida.
O casal foi posteriormente transportado para o Hospital de Setúbal, para receber assistência médica.
A Guarda Nacional Republicana tem realizado diversas ações de sensibilização, nomeadamente junto de idosos e pessoas vulneráveis, alertando para os cuidados a ter com os sistemas de aquecimento. Com a chegada do frio, todos ficamos mais suscetíveis de sofrer as consequências das baixas temperaturas, principalmente os grupos mais vulneráveis. Assim, deve existir especial cuidado o uso de lareiras, braseiras e aquecedores. Para este tipo de fontes de aquecimento, é necessário que haja circulação de ar para evitar a concentração de monóxido de carbono.
Para a segurança de todos, a GNR aconselha:
- Evite dormir próximo dos equipamentos de aquecimento;
- Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;
- Afaste os aquecedores de móveis;
- Evite sobrecargas – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;
- Antes de se deitar ou sair de casa verifique se apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar possíveis incêndios;
- Não seque a roupa nos aquecedores;
- Não abandone velas acesas ou mal apagadas.