No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda detetaram, na Marina das Velas, uma embarcação de pesca lúdica que detinha a bordo cerca de 108 quilos de lulas (Loligo vulgaris). No decorrer da ação, os militares constataram que houve um excesso de captura desta espécie, uma vez que a sua pesca lúdica não pode exceder os 7,5 quilos, procedendo-se assim à apreensão do pescado.
Foi identificado um homem de 47 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por pesca de quantidade superior à permitida por lei.
O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.