Os militares da GNR detetaram a embarcação, através de uma câmara térmica, tendo de imediato deslocado para o local uma embarcação. Chegados ao local, assim que se aproximaram da embarcação de borracha, os tripulantes num ato de desespero de ajuda saltaram para a água, gerando o pânico entre estes, tendo no entanto, os militares conseguido resgatar todos eles com vida e em segurança.
A embarcação intercetada encontrava-se a atravessar o mar Egeu entre a Turquia e a ilha de Kos, com o objetivo de alcançar território europeu.
Para efeito de divulgação, poderão ser usadas as imagens recolhidas pelos militares da UCC durante a operação de salvamento, que se disponibilizam no link: https://goo.gl/p3GS5F.
A GNR participa, desde o dia 1 de abril, na missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos com 32 militares. O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a migração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar.
Desde o início da operação, a GNR resgatou 511 migrantes.