No âmbito de uma investigação de crime de ameaça agravada com recurso a arma de fogo, nas freguesias de Alfena e de Ermesinde, no concelho de Valongo, que teve a duração de cerca de dois meses, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais, tendo apurado que os suspeitos ameaçaram duas vítimas, com 31 e 38 anos, e efetuaram disparos na sua direção. No seguimento das investigações, foram realizadas cinco buscas domiciliárias, tendo sido possível apreender o seguinte material:
Os suspeitos foram detidos, constituídos arguidos, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Valongo. Respeitante ao detido de 26 anos, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, no dia 4 de junho, no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, para aplicação das medidas de coação.
A ação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto, do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI) da GNR e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida.