Detalhe da Noticia


Sobral de Monte Agraço – Resgate de mocho-galego em cativeiro

O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Torres Vedras, no dia 21 de julho, resgatou um mocho-galego em cativeiro, no concelho de Sobral de Monte Agraço.

No âmbito de um alerta, os elementos do NPA detetaram a ave, cuja espécie é protegida pela Convenção de Berna, em cativeiro numa gaiola no pátio de uma habitação.

A ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens em Montejunto (CRASM), para avaliação de seu estado de saúde e posterior devolução ao seu habitat natural.

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação por detenção de espécies autóctones em cativeiro, tendo sido remetido para o Instituto de Conservação da Natureza e de Florestas (ICNF), punível com uma coima que pode ascender aos 3 740 euros.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

 

 



23-07-2021 00:00:00