No primeiro semestre de 2016, foram registadas 24 mortes, 94 feridos graves e 791 feridos leves, num total de 1 700 atropelamentos. Em termos comparativos, com o período homólogo de 2015, registaram-se menos acidentes (1 522), menos feridos graves (83) e leves (725), porém, com mais uma morte (25).
Na análise por distrito, Porto (388), Braga (345) e Aveiro (279), são os distritos com maiores índices deste tipo de sinistralidade:
Sinistralidade rodoviária ( atropelamentos ) |
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1º semestre de 2015 |
1º semestre de 2016 |
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Distritos |
Acidentes |
Mortos |
Feridos graves |
Feridos leves |
Acidentes |
Mortos |
Feridos graves |
Feridos leves |
Aveiro |
137 |
7 |
6 |
80 |
142 |
4 |
5 |
87 |
Beja |
76 |
2 |
2 |
12 |
95 |
0 |
4 |
23 |
Braga |
163 |
3 |
8 |
104 |
182 |
2 |
8 |
116 |
Bragança |
54 |
0 |
1 |
16 |
67 |
1 |
3 |
12 |
Castelo Branco |
54 |
0 |
2 |
15 |
57 |
0 |
2 |
17 |
Coimbra |
56 |
0 |
1 |
37 |
80 |
0 |
2 |
39 |
Évora |
68 |
0 |
0 |
15 |
63 |
0 |
2 |
8 |
Faro |
66 |
0 |
7 |
43 |
84 |
1 |
3 |
49 |
Guarda |
70 |
0 |
2 |
14 |
91 |
0 |
4 |
14 |
Leiria |
105 |
2 |
8 |
48 |
84 |
1 |
9 |
18 |
Lisboa |
72 |
0 |
8 |
45 |
88 |
3 |
5 |
61 |
Portalegre |
37 |
1 |
3 |
9 |
29 |
2 |
5 |
6 |
Porto |
186 |
4 |
11 |
150 |
202 |
1 |
10 |
171 |
Santarém |
75 |
2 |
3 |
29 |
96 |
2 |
8 |
43 |
Setúbal |
75 |
2 |
7 |
46 |
88 |
4 |
9 |
52 |
Viana do Castelo |
56 |
1 |
7 |
20 |
72 |
0 |
2 |
24 |
Vila Real |
73 |
0 |
1 |
15 |
70 |
0 |
7 |
19 |
Viseu |
99 |
1 |
6 |
27 |
110 |
3 |
6 |
32 |
TOTAL |
1 522 |
25 |
83 |
725 |
1 700 |
24 |
94 |
791 |
Os atropelamentos ocorrem muitas vezes por distração, tanto do condutor como do peão. De salientar que as crianças e os idosos constituem os grupos mais vulneráveis, sendo por isso as principais vítimas de atropelamentos.
Desta forma, para prevenir a ocorrência de atropelamentos, a GNR aconselha:
Aos condutores:
· Redobrar a atenção nas vias habitualmente utilizados pelos peões para passagem, mesmo fora das zonas definidas para esse efeito;
· Em zonas urbanas ou residenciais, reduzir a velocidade para um nível que permita imobilizar o veículo no caso de necessidade;
· Quando se aproximar de uma passadeira, existindo qualquer peão próximo, mesmo que este ainda não esteja a atravessar, reduzir a velocidade e preparar--se para parar;
· Ao parar junto de uma passadeira, imobilizar o veículo suficientemente afastado desta por forma a facilitar a visão do peão para outros condutores e a facilitar a visão dos condutores para o peão;
· Durante a condução, não realizar atividades que provoquem distração, a exemplo da utilização do telemóvel.
Aos peões:
· Caminhar pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas;
· Nas bermas, caminhar no sentido contrário ao dos veículos e o mais afastado possível da faixa de rodagem;
· Atravessar nas passagens para peões sempre que existam;
· Quando não existem passagens para peões, atravessar pelo lugar mais seguro, a direito, depressa mas sem correr;
· Não atravessar entre viaturas estacionadas, pois os condutores não estão à espera que apareça um peão;
· Quando caminhar junto à estrada, sobretudo durante a prática desportiva, usar vestuário de cores vivas para uma maior visibilidade. À noite, levar material retrorrefletor;
· Antes de atravessar, sempre que possível, estabelecer contacto visual com os condutores;
· Tomar especial cuidado ao atravessar as vias, olhar para ambos os sentidos antes e evitar realizar atividades distrativas, a exemplo do envio de mensagem, consulta das redes sociais no telemóvel.
A GNR está a realizar uma campanha nas redes sobre os atropelamentos, com ênfase para a necessidade de reduzir a velocidade junto às passadeiras. Partilhamos o link do vídeo publicado no nosso facebook: https://goo.gl/4WuE9J.