Detalhe da Noticia


Alcochete - Apreensão de três toneladas e meia de amêijoa-japónica

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, ontem, dia 19 de agosto, apreendeu 3 590 quilos de amêijoa-japónica, no concelho de Alcochete.

 

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária nos acessos à praia do Samouco, foram identificados três homens, a circular em veículos, na posse de mais de três toneladas e meia de amêijoa-japónica, Ruitapes phillipinarum, sem documento de registo de moluscos e bivalves vivos, documento essencial para determinar a proveniência e a qualidade das espécies em termos higienossanitários.

Desta ação, resultou a elaboração dos respetivos autos de contraordenação, cuja coima pode ascender até aos 24 000 euros.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

 



20-08-2021 00:00:00