Detalhe da Noticia


Vila F. Xira – Prisão preventiva por furto, roubo e falsificação

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche, no dia 18 de agosto, deteve um homem de 66 anos e uma mulher de 63 anos por furto, roubo e falsificação de documentos, no concelho de Vila Franca de Xira.

 

No seguimento de uma investigação que decorria há cerca de um ano e meio, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos dedicavam-se continuamente à prática dos ilícitos, tendo como modus operandi a escolha e seguimento das vítimas com idades compreendidas entre os 50 e os 88 anos, as quais se deslocavam aos balcões das instituições bancárias para levantar quantias em numerário. O suspeito e a mulher seguiam as vítimas e efetuavam os furtos através do arrombamento e quebra de vidros dos seus veículos, quando estas abandonavam temporariamente o dinheiro no interior das viaturas. Foi possível apurar-se ainda que, num dos casos, os suspeitos procederam ao roubo do dinheiro enquanto a vítima ainda se encontrava no interior do veículo. Estes ilícitos ocorreram nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal e ascendem a um valor estimado superior a 22 mil euros. Foi possível apurar-se ainda que o casal alterava recorrentemente a matrícula do veículo em que circulava.

O suspeito acabou por ser detido em flagrante durante uma tentativa de furto na área metropolitana de Lisboa. No seguimento das diligências policiais foi dado cumprimento ao mandado de detenção da suspeita e a sete mandados de busca, quatro domiciliárias e três em viaturas, que culminaram com a apreensão do seguinte material:

O detido, com antecedentes por ilícitos da mesma natureza, foi presente ao Tribunal Judicial de Santarém, onde lhe foi decretada a medida de coação prisão preventiva. A detida ficou sujeita à medida de coação de apresentações periódicas semanais no posto policial da área de residência.

 



21-08-2021 00:00:00