Na sequência de uma denúncia, os elementos do NPA detetaram uma descarga ilegal contaminada com hidrocarbonetos sem ser sujeita a qualquer tipo de tratamento, para uma linha de água do rio Nabão. Após diligências policiais, foi possível identificar a origem da descarga.
No seguimento da ação procedeu-se à recolha de amostras do efluente descarregado ilegalmente, tendo sido entregues no laboratório de referência da Agência Portuguesa do Ambiente. No decorrer da ação foi ainda acionada uma equipa HazMat (Hazardous Material) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) para apoio na contenção da descarga e identificação da fonte poluidora. Estiveram ainda presentes no local para prestar apoio, limpeza e gestão logística a Câmara Municipal de Ansião, a Proteção Civil da Câmara Municipal de Ansião, os Bombeiros Voluntários de Ansião, e elementos da Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Centro, Tejo e Oeste.
Esta ação resultou na elaboração de um auto de notícia por crime de poluição, tendo os fatos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Pombal.
A prática de descargas ilegais de hidrocarbonetos constitui uma prática tóxica para a saúde pública com danos ambientais muito significativos nos ecossistemas.
A Guarda Nacional Republicana, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.