No decorrer de uma ação de vigilância da fronteira marítima nacional, através do SIVICC, os militares da Guarda detetaram uma embarcação suspeita que se aproximava da costa algarvia, em direção ao sul da Praia do Garrão, tendo iniciado o seu seguimento e monitorização permanente, através dos meios marítimos da Unidade de Controlo Costeiro, no intuito de proceder à interceção da embarcação que rumou para a praia da ilha de Faro.
Perante a presença da GNR, os suspeitos lançaram a carga à água, para a Ria Formosa e encetaram fuga, não tendo sido, até ao momento, localizados. No decorrer da ação, foram recuperados e apreendidos um total de 30 fardos de haxixe num total de 1.125 kg.
A UCC, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões autónomas, gere ainda o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), que visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia.