Detalhe da Noticia


Coruche – Apreensão de mais de duas toneladas e meia de pinhas

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Coruche, no dia 8 de novembro, apreendeu mais de duas toneladas e meia de pinhas, Pinus pinea, no concelho Coruche.

No seguimento de uma ação de patrulhamento no âmbito da Operação “Campo Seguro”, os militares da Guarda detetaram a apanha ilícita de pinhas fora de época num terreno florestal. No seguimento da ação foi apreendido o seguinte material:

No decorrer da ação foi identificado um homem, tendo ainda sido elaborado um auto de contraordenação contra uma empresa, cuja coima pode atingir os 35 mil euros.

A ação contou com o reforço de elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Coruche.

Os factos foram comunicados ao Instituto de Conservação da Natureza Ambiente e das Florestas (ICNF).

A Guarda Nacional Republicana relembra que a colheita de pinhas de pinheiro manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso para salvaguardar o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

O pinheiro manso é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, em que a importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas caraterísticas nutricionais.

 



10-11-2021 00:00:00