Detalhe da Noticia


Valongo – Detido em flagrante por captura ilegal de aves

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Valongo, ontem, dia 11 de novembro, deteve em flagrante um homem de 53 anos por captura ilegal de aves, no concelho de Valongo.

 

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram o suspeito no momento em que efetuava a captura de aves com recurso a um chamariz eletrónico, que emitia sons semelhantes a pintassilgos, Carduelis carduelis, culminando de imediato na sua detenção, uma vez que é um método proibido de caça.

No seguimento da ação policial foi possível apreender o seguinte material:

No decorrer da ação foram ainda resgatados quatro pintassilgos, Carduelis carduelis, quatro lugres, Spinus spinus, e dois tentilhões-montês, Fringilla montifringilla, que foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.

O homem foi detido, e os factos foram comunicados para o Tribunal Judicial de Valongo.

A Guarda relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

 



12-11-2021 00:00:00