Detalhe da Noticia


Santa Maria da Feira – Detido por caça ilegal

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Santa Maria da Feira, no dia 21 de novembro, deteve um homem de 59 anos por crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas, na localidade de Romariz, no concelho de Santa Maria da Feira.

 

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram, numa zona agrícola, um indivíduo dissimulado na vegetação a caçar com recurso a várias armadilhas, nomeadamente um sistema composto por uma rede invisível e outro com uma rede de pesca, tendo ainda na sua posse um chamariz eletrónico que imitava o som de aves, bem como cinco pintassilgos (Carduelis carduelis) em quatro gaiolas de pequeno porte.

No seguimento das diligências policiais, foi apreendido o seguinte material:

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

Os pintassilgos foram resgatados e entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.

A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

 



24-11-2021 00:00:00