Detalhe da Noticia


Matosinhos – Dois detidos em flagrante por captura ilegal de aves

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, hoje, dia 13 de dezembro, deteve em flagrante dois homens de 64 e 75 anos por captura ilegal de aves, no concelho de Matosinhos.

 

No âmbito de uma ação de patrulhamento na freguesia de Perafita, os militares da Guarda detetaram os suspeitos no momento em que efetuavam a captura de aves com recurso a uma rede com esticadores, culminando nas suas detenções em flagrante.

No seguimento da ação policial foi possível apreender o seguinte material:

No decorrer da ação foram ainda resgatados 13 pintassilgos, “Carduelis carduelis”, dois canários-da-índia, “Carduelis spinus” e dois travessos, que foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

A GNR relembra que quem capturar, destruir ou eliminar exemplares de espécies protegidas da fauna ou da flora selvagens, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime de danos contra a natureza e é punido com pena de prisão até cinco anos.

 



13-12-2021 00:00:00