Na sequência de um alerta a informar o desaparecimento de um idoso, no dia 18 de dezembro, pelas 18:15 horas, os militares da Guarda deslocaram-se para o terreno para auxiliar nas buscas.
A UEPS através de militares da Equipa Unmanned Aircraft Systems (EUAS), que operam os vulgos drones apoiados por uma equipa da Companhia de Ataque Estendido (CATE) de Viseu, em articulação com o comando da operação, fizeram um estudo do local mais provável onde poderia estar o idoso, através da utilização de um drone munido de câmara térmica. No seguimento da ação, pelas 05:30 de ontem, dia 19 de dezembro, foi possível detetar uma fonte de calor no meio da vegetação, fora dos caminhos circuláveis.
De imediato foram enviados militares da Guarda para o local referenciado, para validação da sinalização efetuada através do drone, tendo encontrado o idoso desaparecido, que apresentava sinais de hipotermia, sendo-lhe prestados os cuidados possíveis no momento, com uma manta térmica, até chegada dos meios de socorro diferenciados.
Esta ação contou com o apoio das corporações de Bombeiros Voluntários de Resende, Tondela, Castro Daire, São Pedro do Sul, Salvação Pública de São Pedro do Sul e Santa Cruz da Trapa, da Proteção Civil do Município de São Pedro do Sul, e de cerca de 50 populares voluntários.
No presente ano a equipa Unmanned Aircraft Systems (UAS) da UEPS/GNR, já detetou duas pessoas com vida com recurso direto destes meios.